sobre ema :: about ema


Comecei a fotografar muito cedo, ainda no tempo do analógico. Mas nunca fui de fotografar pessoas. Mesmo em miúda, as fotografias reveladas eram inevitavelmente de paisagens, naturais ou urbanas. Ironicamente, sempre gostei de folhear álbuns de família, incluindo os que já perderam memória dos nomes: as pessoas, o registo de momentos, marcos das histórias familiares.

Durante a faculdade e os primeiros anos como arquitecta, a fotografia foi votada a um quase abandono, apesar de ser uma ferramenta de trabalho. Há onze anos, durante uma viagem pela Croácia, a paixão pelo registo de imagens reacendeu-se.

Mas... continuava a sentir como que um pudor, um assomo de timidez ao virar a lente para alguém. Há cerca de três anos resolvi encarar o meu medo. Depois de alguns pequenos projectos pessoais e de virar, incessantemente, a objectiva para a minha família, algo em mim mudou. Comecei a gostar, cada vez mais, e mais, de fotografar pessoas: captar e eternizar "aquele sorriso", um abraço amoroso, um olhar cheio de luz, ... Cristalizar os preciosos momentos de uma vida.

Com o nascimento da minha linda afilhada, há dois anos, rendi-me completamente à espontaneidade e sinceridade da fotografia dos mais pequeninos. E - em dezembro de 2014 - apaixonei-me perdidamente pelo meu sobrinho e com ele, pela fotografia de recém-nascidos.

Tive a sorte de conhecer pessoas maravilhosas com quem aprendi - e continuo a aprender - a arte de captar a essência de um ser humano no limiar da aventura maravilhosa que é a vida.

Adoro cada momento: o planeamento e preparação de uma sessão; conhecer cada bebé e passar umas fantásticas horas a perceber e a registar a sua unicidade; trabalhar com a luz natural e procurar o melhor ângulo; o sorriso embevecido no rosto (por vezes cansado...) dos pais; a edição cuidada das imagens uma a uma.

Cada recém-nascido que tenho o privilégio de fotografar torna mais forte a certeza que encontrei nesta paixão a profissão que me preenche.

Ema
2015

::

soon

Sem comentários:

Enviar um comentário